sábado, 20 de julho de 2013

Lenda Oriental- A Criação da Mulher

Deus tomou a redondeza da lua e o deslizar da serpente, o amplexo da hera e a tremura da relva, a esbelteza da cana e a frescura da rosa, a leveza da folha e o aveludado do fruto mimoso, o olhar terno do cordeirinho e a inconstância da criação, o choro da neblina e a alegria de um raio de sol, a timidez da lebre e a vaidade do pavão, o macio do peito da andorinha e a rijeza do diamante, a doçura do mel e a crueza do tigre, o frio da neve e o calor do fogo, casquinar do gaio e o gemer da rola... Juntou tudo isto, e disto tudo fez a Mulher.
Era graciosa e sedutora, mais linda que o íbis ou a gazela. Deus regozijou-se na sua obra, admirou-a e fez dela, presente ao homem.
Oito dias depois, o homem vem ter com Deus, todo confuso : - Senhor, a criatura que me deste envenena-me a alma. Tagarela sem parar, queixa-se por nada, chora e ri ao mesmo tempo, quer tudo, só sabe enredar, não para quieta, não me larga, não me deixa descansar nem trabalhar...Peço-vos, Senhor que ma tireis, que eu não posso viver com ela.
E Deus, guardou-a paternalmente. Mas passados oito dias, aí volta o homem outra vez : - Senhor, desde que vos entreguei aquela criatura, a minha vida tem sido muito triste e solitária. Dançava e cantava na minha presença. Brincava comigo. E que suavidade de expressão quando me mirava pelo canto dos olhos sem voltar a cabeça! Não encontro nas árvores da floresta frutos tão bons como as suas carícias. Suplico-vos, Senhor, que me a torneis a dar, porque já não posso viver sem ela. E Deus tornou-lha a dar.
Daí a oito dias, franziu a testa, ao ver que o homem o procurava de novo, com a mulher diante de si, trazida aos empurrões: - Senhor, não sei como é isto, mas sei que esta criatura me dá mais aflição que outra coisa.
Guardai-a e fazei dela o que vos aprouver, que eu não a quero mais.
 
Deus zangou-se ao ouvir tais palavras.
- Homem, volta para a tua cabana com a companheira que te dei e aprende a suportá-la. Se eu agora a tomasse, não tardaria muito que voltasses a importunar-me para a reaver!
E o homem então foi-se embora...
Desgraçado de mim! Duas vezes desgraçado, porque não posso viver com ela e não sou capaz de viver sem ela!"


                                                                                                                                  ( Raúl Plus )


Obrigado S..... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário